Vídeo -aula 2: Fórum escolar de Ética e Cidadania
Semana 1
A Vídeo-aula apresenta a proposta do Fórum Escolar de Ética e Cidadania. O fórum tem como papel essencial articular os diversos segmentos da comunidade, escolar e não-escolar, que se disponham a atuar no desenvolvimento de ações mobilizadoras em torno das temáticas de ética, democracia e cidadania no convívio escolar, focando de forma específica quatro eixos de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social.
Prof. Ulisses Araújo
Articulação entre comunidade e escola
O Fórum tem como papel essencial articular os diversos segmentos da comunidade, escolar e não-escolar, que se disponham a atuar no desenvolvimento de ações mobilizadoras em torno das temáticas de ética, democracia e cidadania no convívio escolar, focando de forma específica quatro eixos de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social.
Como pressupõe a estrutura do fórum, sua composição deve ser a mais aberta possível. Podem e devem participar professores, estudantes, funcionários, diretores, famílias, membros da comunidade, comerciantes, membros de conselhos, do posto de saúde, líderes comunitários, etc.
O Fórum tem como papel essencial articular os diversos segmentos da comunidade, escolar e não-escolar, que se disponham a atuar no desenvolvimento de ações mobilizadoras em torno das temáticas de ética, democracia e cidadania no convívio escolar, focando de forma específica quatro eixos de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social.
Como pressupõe a estrutura do fórum, sua composição deve ser a mais aberta possível. Podem e devem participar professores, estudantes, funcionários, diretores, famílias, membros da comunidade, comerciantes, membros de conselhos, do posto de saúde, líderes comunitários, etc.
- O Mec consiste com o programa Ética e Cidadania, todas as escolas do Estado de São Paulo, receberam os exemplares e os kits.
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Possíveis atribuições do fórum:
- Definição de sua política geral de funcionamento, organização e mobilização dos diversos segmentos da comunidade escolar.
- Proposição dos temas de projetos interdisciplinares e transversais.
- Preparação dos recursos materiais para o desenvolvimento dos projetos.
- Formulação de cronograma local de desenvolvimentos das ações.
- Avaliação permanente das ações em desenvolvimento.
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