quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Módulo II: Educação comunitária, saúde e cidadania na escola

Disciplina: Educação comuitária e para a cidadania
Vídeo -aula 2: Fórum escolar de Ética e Cidadania
Semana 1




A Vídeo-aula apresenta a proposta do Fórum Escolar de Ética e Cidadania. O fórum tem como papel essencial articular os diversos segmentos da comunidade, escolar e não-escolar, que se disponham a atuar no desenvolvimento de ações mobilizadoras em torno das temáticas de ética, democracia e cidadania no convívio escolar, focando de forma específica quatro eixos de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social.
Prof. Ulisses Araújo
Articulação entre comunidade e escola

O Fórum tem como papel essencial articular os diversos segmentos da comunidade, escolar e não-escolar, que se disponham a atuar no desenvolvimento de ações mobilizadoras em torno das temáticas de ética, democracia e cidadania no convívio escolar, focando de forma específica quatro eixos de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social.
Como pressupõe a estrutura do fórum, sua composição deve ser a mais aberta possível. Podem e devem participar professores, estudantes, funcionários, diretores, famílias, membros da comunidade, comerciantes, membros de conselhos, do posto de saúde, líderes comunitários, etc.

  • O Mec consiste com o programa Ética e Cidadania, todas as escolas do Estado de São Paulo, receberam os exemplares e os kits. 
Verifiquemos esse programa no site: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/ec_apres_07.pdf



                                                            escolapresidentemedici.blogsp






Possíveis atribuições do fórum:


  • Definição de sua política geral de funcionamento, organização e mobilização dos diversos segmentos da comunidade escolar.
  • Proposição dos temas de projetos interdisciplinares e transversais.
  • Preparação dos recursos materiais para o desenvolvimento dos projetos.
  • Formulação de cronograma local de desenvolvimentos das ações.
  • Avaliação permanente das ações em desenvolvimento.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário