quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Módulo II: Educação comunitária, saúde e cidadania na escola

Disciplina: Educação comunitária e para a cidadania
Vídeo-aula 1: A escola e as relações com a comunidade
Semana 1

Esta vídeo-aula discute que a escola necessita ampliar os espaços educativos, incorporando os recursos da cidade e prioritariamente do entorno da escola no desenvolvimento de projetos que contemplem a comunidade como espaço de aprendizagem.
 
Prof. Ulisses Araújo
A escola necessita se integrar com a comunidade e romper seus muros.
 
Relação escola x comunidade:
  •  A escola necessita ampliar os espaços educativos incorporando os recursos da cidade e prioritariamente de seu entornono desenvolvimento de projetos que contemplem a comunidade como espaço de aprendizagem.
  • Todas as ações, no entorno, devem considerar a escola, e seu currículo, como o centro das ações.
  • Comunidade não é somente os pais, mas todos que estão no entorno escolar
  • Um exemplo do Estado de São Paulo é o Escola da Família, projeto esse intitulado dessa forma, para integrar a comunidade nos finais de semana. Mas será que isso é suficiente? Segundo as reflexões de Ulisses Araújo, nos finais de semana, não conseguimos integrar a comunidade, pois nesses dias eles fazem atividades diferenciadas como artesanato, dança, culinária, dentre outras oficinas e com isso acabam não vendo o cotidiano escolar, ou seja, não observam o pedagógico.
Articulação entre Escola e Comunidade:

  • Para "fora" da escola
  • Para "dentro" da escola
  • O protagonismo dos estudantes
Um exemplo é entender o bairro como um aprendizado:
 

    Juntamente com os professores os alunos circulam pelo bairro e registram através de anotações, máquinas fotográficas, dentre outros recursos os problemas sociais do bairro.
      Mas, infelizmente em alguns casos os professores criam resistências para sair da escola, pois ficam com insegurança, mas pode ser rompido.
  • Temáticas da cidadania
  • Romper os muros da escola
  • Conhecer a Comunidade
  • Perguntas do "mundo real" para o currículo/ `Perguntas para o projeto e serem utilizadas nas diferentes disciplinas.
Protagonismo Juvenil:

Tanto em seu projeto político-pedagógico como em seu planejamento institucional a escola precisa considerar a realização de projetos e ações que, ao mesmo tempo, promovam o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantam uma formaçao política aos jovens de modo a lhes permitir participar da vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma.


O Programa Nas Ondas do Rádio é projeto pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Implantado na Rede de Ensino em 2001 , codinome EDUCOM. RÁDIO, a proposta do Programa é desenvolver a Cultura de Paz e o protagonimos infanto - juvenil através da comunicação e da Tecnologia.

O Programa é oferecido as 500 escolas da Rede de Ensino Fundamental e Médio da Prefeitura de São Paulo. A partir de 2005 o Programa passou a ser chamado nas Ondas d Rádio e de lá para cá com o uso das tecnologias tem se tornado uma proposta pedagógica de uso , inclusive em salas de aulas através do professsores que desenvolve atividades com as linguagens de Mídia como incremento metodológico.

O ponto forte do projeto são as Rádios Escolares , onde o jovem pode se comunicar com o jovem. Por isso que grande parte dos Grêmios Escolares comandam as atividades das Rádios nas Escolas. Com o uso das tecnologias informatizadas conseguimos desenvolver com Professores de Informatica Educativa uma grande parceria para propiciar atividades de produção midiatica em Rádio , Video e Blog permitindo assim que todas as escolas possam ter projetos em desenvolvimento com carater educomunicativo. Alias , o conceito Educomunicação, ou seja , Educação através da Comunicação é nosso guia que nos orienta no parceria pedagógica junto ao processo Ensino - Aprendizagem. O Programa Nas Ondas do Rádio tem se tornado um articulador de ações pedagógicas , principalmente para articular projetos e areas de conhecimentos.

Além dessa ferramenta existe o jornal mural, teatro, dança e premiações.
Com isso a escola modifica sua cara!




TV Futura Interação Família Escola Infantil:


 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário