terça-feira, 15 de novembro de 2011

Módulo II: Educação Comunitária, Saúde e Cidadania na Escola

Disciplina: Saúde na escola
Vídeo-aula 7: Crescimento e Desenvolvimento Ponderal e Hábitos Alimentares
Semana 2


O crescimento da criança e do adolescente passa por etapas bem definidas e moduladas por fatores genéticos e ambientais. A aula, proferida pela profa. Lília de Souza Li, mostra como estes fatores ambientais podem interferir positiva ou negativamente no potencial genético de crescimento. Com isso, o entendimento dos fatores nas distintas fases permitirá abordar o assunto e identificar a criança em risco.
 
Prof. Li Li Min
            Disponível em  http://www.news.med.br/p/saude/1276/especial+crescimento+infantil+oms+e.htm
 
 
A Profª Lilia de Souza Li explicou que o crescimento infantil é variável
  • É o resultado da maturação óssea;
  • Três períodos de crescimento: 
-Entre 1 e 3 anos (primeira infância)
-Entre 4 e 8 anos (segunda infância)
-Entre 9 a 17 anos (puberdade)

CRESCIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA:

Desaceleração do crescimento
-Ocorre à partir do primeiro ano de vida e vai até o ínicio da puberdade.
  • A criança cresce progressivamente menos centímetro por ano até os 3 anos passando, por um período de crescimento mais estável entre 5 e 10 anos seguido de um segundo período da puberdade (curva de velocidade de crescimento)
 
ESTADIO PUBERAL DAS MENINAS:

Primeiro sinal é o aparecimento de botão mamário (Tebarca) seguido de aparecimento de pêlos pubianos (pubarca) e por último a primeira menstruação (menarca). Inicia-se entre 8 e 13 anos.

ESTADIO PUBERAL DOS MENINOS:

O primeiro sinal é o crescimento de testículos seguido de crescimento peniano e pêlos (pubarca). Inicia-se entre 9 e 14 anos.

O que influencia o crescimento são : atividade física; o sono; a nutrição.
Doenças crônicas, verminoses influenciam negativamente.

E nos indicou quatro formas de acompanhar o crescimento de uma criança:
1-Gráficos de crescimento – registro do padrão de crescimento de uma população.
 Para que serve ?
-Comparar
-Identificar risco de doenças genéticas, hormonais e sobrepeso
-Identificar precocemente mudanças de canal de crescimento ou de peso.

Avaliando estatura e peso durante toda a fase de crescimento.
A altura é influenciada por fatores genéticos; fatores ambientais, nutrição, higiene;                     sociais, psicológicos.

Avaliar Índice de Massa Corporal (IMC)
Varia de acordo com a idade e sexo (diferentemente dos adultos que é igual para ambos os sexos).
Há uma redução do IMC até os 4, 6 anos, e depois começa a aumentar.
Porém, se aumentar o IMC antes dos 4 anos há o risco de obesidade na vida adulta.
Qual a importância?
-Estudos demonstram que se ocorre obesidade durante a infância há um maior risco de sobrepeso e obesidade na vida adulta.
-Há também o risco clínico de adquirir problemas cardiovasculares, incluindo dislipidemias, pressão alta e aumento de insulina na vida adulta.

Observar idade de início de caracteres sexuais secundários.

E nos trouxe  a informação de como podemos calcular o canal de crescimento de uma criança:
1-Para as meninas, é preciso somar as alturas dos pais e subtrair 13 e dividir por 2 ( feminiliza a altura do pai).
2-Para os meninos, é preciso somar as alturas, somar 13 e dividir por 2 (masculiniza a altura da mãe).
Essa estatura é a estatura alvo do indivíduo mais 8 cm, ou menos 8 cm (que é o desvio padrão).
O canal de crescimento estará para mais 8 cm ou para menos 8 cm da estatura alvo.
E qual o objetivo do canal de crescimento ?
-Identifica o potencial genético de crescimento da criança.
-Dará uma previsão da altura final da criança, que dependendo de fatores ambientais e outros, poderá ou não ser atingida.

E no final o Prof° Li Li Min nos fez uma indagação sobre o que os nossos alunos estão comendo no recreio; sobre a alimentação do aluno na escola.

E podemos ampliar essa reflexão, nos questionando sobre os hábitos que esses alunos estão adotando.
Se forem saudáveis (alimentação adequada; horas necessárias de sono; atividade física; lazer) resultarão num crescimento sadio, num bom desempenho escolar e, também, na promoção de saúde e na prevencão de doenças, para o momento atual e para a vida toda.



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