terça-feira, 15 de novembro de 2011

Módulo II: Educação Comunitária, Saúde e Cidadania na Escola

Disciplina: Educação Comunitária e para a cidadania
Vídeo-aula 6: Educação Comunitária e questões de gênero na escola
Semana 2


Nessa aula será apresentado um projeto de intervenção e investigação cujo principal objetivo foi desenvolver projetos e ações que privilegiassem a construção de valores ancorados em fundamentos de ética, direitos humanos e na igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres em situações de conflitos de gênero.
Profª Valéria Arantes
OBJETIVO DA AULA:
Apresentar um trabalho de intervenção e de investigação cujo principal objetivo foi desenvolver projetos e ações que privilegiassem a construção de valores ancorados em fundamentos de ética, direitos humanos e deveres entre homens e mulheres em situações de conflitos de gênero.
  
Disponível em http://historiavermelha.blogspot.com/2011/04/sexismo-sobre-mulheres-e-homens-e-vice.html
INTERVENÇÃO E INVESTIGAÇÃO:
  • Intervenção no cotidiano da escola e de suas relações com os conteúdos educativos e com a comunidade visando promover a compreensão das situações de conflitos de gênero.
  • Busca de dados qualitativos e quantitativos que permitissem "avaliar" os resultados da intervenção.
INTERVENÇÃO/MÉTODO:
  • Planejamento de Ações;
  • Fórum escolar de Ética e Cidadania;
  • A pedagogia de projetos;
  • Trilhas, mapas e roteiros;
  • Ações de formação de professores;
INVESTIGAÇÃO/ MÉTODO

  • Obervações diretas e indiretas;
  • Diário de campo;
  • Entrevistas individuais orais e por escrito;
  • Questionários abertos;
  • Relatórios de professores-bolsistas sobre seus sub-projetos
ANÁLISE  DE CONFLITOS:
  • Conflitos amorosos
  • Traição
  • Separação
  • Violência contra o homem
  • Violência contra o casal
  • Violência contra a mulher
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS:
  • Categoria "não-moral" (não existe príncipios éticos)
  • Categoria "mágica" (porque Deus quer dessa forma...)
  • Categoria "moral" (Príncipios éticos envolvidos)
" É possível sim desenvolver uma pesquisa que a comunidade possa se integrar a escola" O que temos que fazer é fazer o aluno buscar problemas do "mundo real". (Profª Valéria Arantes).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário