Vídeo-aula 6: Educação Comunitária e questões de gênero na escola
Semana 2
Nessa aula será apresentado um projeto de intervenção e investigação cujo principal objetivo foi desenvolver projetos e ações que privilegiassem a construção de valores ancorados em fundamentos de ética, direitos humanos e na igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres em situações de conflitos de gênero.
Profª Valéria Arantes
OBJETIVO DA AULA:
Apresentar um trabalho de intervenção e de investigação cujo principal objetivo foi desenvolver projetos e ações que privilegiassem a construção de valores ancorados em fundamentos de ética, direitos humanos e deveres entre homens e mulheres em situações de conflitos de gênero.
Disponível em http://historiavermelha.blogspot.com/2011/04/sexismo-sobre-mulheres-e-homens-e-vice.html
INTERVENÇÃO E INVESTIGAÇÃO:
- Intervenção no cotidiano da escola e de suas relações com os conteúdos educativos e com a comunidade visando promover a compreensão das situações de conflitos de gênero.
- Busca de dados qualitativos e quantitativos que permitissem "avaliar" os resultados da intervenção.
INTERVENÇÃO/MÉTODO:
- Planejamento de Ações;
- Fórum escolar de Ética e Cidadania;
- A pedagogia de projetos;
- Trilhas, mapas e roteiros;
- Ações de formação de professores;
INVESTIGAÇÃO/ MÉTODO
- Obervações diretas e indiretas;
- Diário de campo;
- Entrevistas individuais orais e por escrito;
- Questionários abertos;
- Relatórios de professores-bolsistas sobre seus sub-projetos
- Conflitos amorosos
- Traição
- Separação
- Violência contra o homem
- Violência contra o casal
- Violência contra a mulher
- Categoria "não-moral" (não existe príncipios éticos)
- Categoria "mágica" (porque Deus quer dessa forma...)
- Categoria "moral" (Príncipios éticos envolvidos)
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