terça-feira, 15 de novembro de 2011

Módulo II: Educação Comunitária, Saúde e Cidadania na Escola

Disciplina: Educação comunitária e para a cidadania
Vídeo-aula 5: Protagonismo juvenil e participação escolar
Semana 2

A educação deve promover o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantir uma formação política que permita aos jovens participar da vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma.

Prof. Ulisses Araújo

PROTAGONISMO JUVENIL:

A palavra protagonismo vem de “protos”, que em latim significa principal, o primeiro, e de “agonistes”, que quer dizer lutador, competidor. Este termo, muito utilizado pelo teatro para definir o personagem principal de uma encenação, foi incorporado à Educação por Antonio Carlos Gomes da Costa, educador mineiro que vem desenvolvendo uma nova prática educativa com jovens.
Dentro da idéia de protagonismo juvenil proposta por Gomes da Costa, o jovem é tomado como elemento central da prática educativa, que participa de todas as fases desta prática, desde a elaboração, execução até a avaliação das ações propostas. A idéia é que o protagonismo juvenil possa estimular a participação social dos jovens, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal dos jovens atingidos, mas com o desenvolvimento das comunidades em que os jovens estão inseridos. Dessa forma, segundo o educador, o protagonismo juvenil contribui para a formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, com valores de solidariedade e respeito mais incorporados, o que contribui para uma proposta de transformação social.

Fundação Telefônica / Pró menino

METOTOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM:
  
  • A aprendizagem baseada em problemas é uma metologia ativa de aprendizagem
"Estratágia Pedagógica que apresenta aos estudantes situações significativas e contextualizadas no mundo real". (MAYO, Donnely, Nash & Schwartz, 1993).




                                                            foto extraída do site:   crv.educacao.mg.gov.br


PROMOVENDO A PARTICIPAÇÃO:
  • Assembléias Escolares;
  • Grêmios Estudantis;
  • Estratégia de Resolução e de mediação de Conflitos;
  • Estratégia de Aproximação entre escola, família e comunidade; 
 
 
 
Agora vamos assistir ao documentário sobre protagonismo juvenil produzido durante intercâmbio dos projetos parceiros no Recife (PE) e Fortaleza (CE), ação promovida pelo Programa de Promoção da Criança e Adolescente (PPCA). O vídeo traz relatos de jovens e adolescentes sobre a participação dos projetos no Grito dos Excluídos, em 2005, no Recife.
 
 
 

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