Vídeo-aula 5: Protagonismo juvenil e participação escolar
Semana 2
A educação deve promover o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantir uma formação política que permita aos jovens participar da vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma.
Prof. Ulisses Araújo
PROTAGONISMO JUVENIL:
A palavra protagonismo vem de “protos”, que em latim significa principal, o primeiro, e de “agonistes”, que quer dizer lutador, competidor. Este termo, muito utilizado pelo teatro para definir o personagem principal de uma encenação, foi incorporado à Educação por Antonio Carlos Gomes da Costa, educador mineiro que vem desenvolvendo uma nova prática educativa com jovens.
Dentro da idéia de protagonismo juvenil proposta por Gomes da Costa, o jovem é tomado como elemento central da prática educativa, que participa de todas as fases desta prática, desde a elaboração, execução até a avaliação das ações propostas. A idéia é que o protagonismo juvenil possa estimular a participação social dos jovens, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal dos jovens atingidos, mas com o desenvolvimento das comunidades em que os jovens estão inseridos. Dessa forma, segundo o educador, o protagonismo juvenil contribui para a formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, com valores de solidariedade e respeito mais incorporados, o que contribui para uma proposta de transformação social.
Fundação Telefônica / Pró menino
METOTOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM:
- A aprendizagem baseada em problemas é uma metologia ativa de aprendizagem
foto extraída do site: crv.educacao.mg.gov.br
PROMOVENDO A PARTICIPAÇÃO:
- Assembléias Escolares;
- Grêmios Estudantis;
- Estratégia de Resolução e de mediação de Conflitos;
- Estratégia de Aproximação entre escola, família e comunidade;
Agora vamos assistir ao documentário sobre protagonismo juvenil produzido durante intercâmbio dos projetos parceiros no Recife (PE) e Fortaleza (CE), ação promovida pelo Programa de Promoção da Criança e Adolescente (PPCA). O vídeo traz relatos de jovens e adolescentes sobre a participação dos projetos no Grito dos Excluídos, em 2005, no Recife.
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