quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Módulo: Educação Comunitária, saúde e cidadania na escola

Disciplina: Educação Comunitária e para a cidadania
Vídeo-aula 10: Democracia e Educação em direitos humanos
Semana: 3


  • Democracia e educação
  • Modo de vida
  • Educar para e pela democracia e Direitos Humanos
  • Educação em Direitos Humanos (EDH)
  • EDH na escola
  • Dimensões da EDH
  • Campos de atuação da EDH
  • Conteúdos da EDH
  • Inserção curricular
Profª Ana Maria Klein / Unesco


Dewey - Democracia e Educação


  • Dewey associa a democracia a um modo de vida na escola, trata-se de viver democraticamente e não do domínio de conceitos

Modo de vida:
  • Por ser um modo de vida, a democracia é uma expressão ética, exigindo uma formação que enfatize a personalidade (individualidade) e a cooperação (responsabilidade pelo bem bem social)
  • Para atender a esta necessidade formativa a escola deve preparar o individuo para que ele pense e dirija-se por si, com responsabilidade e compromisso, num ambiente promotor dos Direitos Humanos.
"A cidadania é o direito a ter direitos, pois a igualdade em dignidade e direitos dos seres humanos não é um dado. É um construído da convivência coletiva, que requer o acesso ao espaço público. É este acesso ao espaço público que permite a construção de um mundo comum através do processo de asserção dos direitos humanos." (Hannah Arendt)
 
 
Educação em Direitos Humanos - EDH
 
  • Brasil  - EDH é um compromisso internacionalmente ao ratificar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, DUDH (1948) e as convenções, declarações e tratados subsequentes. 
 

 
  Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos:
 
  • Apreensão de conhecimento sobre direitos humanos e a sua relação com os contextos internacionais, nacional e local;
  • Afirmação de valores: atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos;
  • Formação de uma conciência cidadã; 
  • Desenvolvimento de processo metodológicoa participativo  de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticoa contextualizados;
  • Fortalecimnto de práticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor da promoção da proteção e da defesa dos direitos humanos;
 
Maiores informações em : 
 
 
 
 
 
 

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