terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Módulo II: Educação Comunitária, saúde e cidadania na escola

 Disciplina: Educação Comunitária e para a cidadania
Vídeo-aula 17: Transformações sociais, currículo e cultura
Semana: 5


Prof. Marcos Neira



Com a democratização do acesso, adentraram à escola representantes de grupos culturais, até então, alijados desse direito. Se outrora, os conhecimentos socializados pelo currículo advinham dos grupos situados em condições privilegiadas sem qualquer questionamento, neste momento, tal perspectiva enfrenta o desafio da sociedade multicultural.
É lícito que as políticas em torno da reconfiguração social atravessam inevitavelmente o debate curricular. A partir daí, foi gerado um certo consenso que afirma a democratização dos conhecimentos no currículo como ação em prol do reconhecimento das diversas culturas que compõem a sociedade. Alinhando-se a esse movimento, uma transformação curricular implicará não somente no estudo do patrimônio cultural dos grupos desprovidos de poder, como também, na desconstrução crítica dos conhecimentos oriundos da cultura hegemônica. 



TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA:
  • Globalização
  • Contexto Democrático
  • Sociedade Multicultural
  • Função social da escola
 NOÇÃO DE ESCOLA SE TRANSFORMOU:

















TEORIAS CURRICULARES:

  • Teorias Tradicionais
  • Teorias Críticas 
  • Teorias pós-críticas 

Currículo: Prática Social

 
CULTURA:

  • Cultuar, cultivar (Grécia antiga)
  • Estado de espirito (França, séc. XVIII)
  • Associada a razão e civilização.

CULTURA, O OLHAR DA ANTROPOLOGIA

  • Evolucionismo (Tylor)
  • Relativista (Boas)
  • Funcionalista (Malinowiski)
  • Sistêmica (Durkheim)
  • Interpretativa (Geertz)

"Acabo me apropriando do patrimônio cultural do outro, se adequando aos da minha cultura"


Prof. Marcos Neira






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