Vídeo-aula 13: Educação Geográfica, estudo da cidadania e o uso da cartografia
Semana: 4
Os alunos descobrem que a cidade é mais do que uma decodificação das informações que ela revela na sua aparência, mas pode-se descobrir a sua estrutura, sua gênese, sua função e seu processo histórico no qual foi produzida, podendo estabelecer uma nova referência para a Geografia escolar.
Profª Sônia Castellar
A CIDADE COMO PROJETO EDUCATIVO
-Estudar a cidade "na cidade"
Para pensarmos a cidade temos que relacioná-la com a escola de análise. A diferenciação da organização do território com limites em função de seu tamanho, como população, cidades, países, regiões da escala de significado, que estabelece o nível de interpretação.
CIDADE EDUCADORA
Fazer da cidade um OBJETO DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, significa superar a superficialidade conceitual e estabelecer uma relação mais eficaz entre o saber formal e o informal.
Os alunos descobrem que a cidade é mais do que uma decodificação das informações que ela revela na sua aparência mas pode-se descobrir a sua estrutura sua gênese e função.
TEMÁTICA URBANA:
Enfoque histórico: o ensino se organiza a partir dos relatos da biografia da cidade e da vida de seus habitantes, por exemplo:
- História de Vida;
- Mudanças e permanências;
- Tempo;
Porto de Santos: Antiga
Poto de Santos: Hoje
Av. Paulista - Antiga
Av. Paulista - Hoje
FINALIDADE DO ESTUDO DA CIDADE:
- Como vivem as pessoas;
- Como funcionam as cidades;
- As redes de circulação;
- Qualidade de vida;
- Elaboração do plano diretor;
- Análise ambiental;
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