segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Módulo II: Educação Comunitária, saúde e cidadania na escola

Disciplina: Educação comunitária e para a cidadania
Vídeo-aula 13: Educação Geográfica, estudo da cidadania e o uso da cartografia
Semana: 4


Os alunos descobrem que a cidade é mais do que uma decodificação das informações que ela revela na sua aparência, mas pode-se descobrir a sua estrutura, sua gênese, sua função e seu processo histórico no qual foi produzida, podendo estabelecer uma nova referência para a Geografia escolar.
 
Profª Sônia Castellar
A CIDADE COMO PROJETO EDUCATIVO
-Estudar a cidade "na cidade"
 
Para pensarmos a cidade temos que relacioná-la  com a escola de análise. A diferenciação da organização do território com limites em função de seu tamanho, como população, cidades, países, regiões da escala de significado, que estabelece o nível de interpretação.
 
CIDADE EDUCADORA
Fazer da cidade um OBJETO DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, significa superar a superficialidade conceitual e estabelecer uma relação mais eficaz entre o saber formal e o informal.
Os alunos descobrem que a cidade é mais do que uma decodificação das informações que ela revela na sua aparência mas pode-se descobrir a sua estrutura sua gênese e função.

TEMÁTICA URBANA:

Enfoque histórico: o ensino se organiza a partir dos relatos da biografia da cidade e da vida de seus habitantes, por exemplo:

  • História de Vida;
  • Mudanças e permanências;
  • Tempo;
 
Porto de Santos: Antiga
 
 














Poto de Santos: Hoje














Av. Paulista - Antiga














Av. Paulista  - Hoje













FINALIDADE DO ESTUDO DA CIDADE:

  • Como vivem as pessoas;
  • Como funcionam as cidades;
  • As redes de circulação;
  • Qualidade de vida;
  • Elaboração do plano diretor;
  • Análise ambiental;

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