Vídeo-aula 26: Uh- Batuk - Erê: Uma ação de comunidade
Semana:7
Prof. Edson Azevedo (Rede Muunicipal de São Paulo)
O Grupo de percussão Uh-Batuk-Erê, formado por estudantes de EMEF Profª Esmeralda Salles Pereira Ramos situada na região norte de São Paulo, precisamente me Jaçana/Tremembé, é um exemplo de como o trabalho de articulação entre escola e comunidade pode gerar frutos e contribuir para a construção da cidadania ativa.
Por que começou?
Devido aos estigmas observados na comunidade escolar e baixa auto-estima, consequentemente distorção de identidade, afinal foi analisado que os alunos dessa escola, eram descendentes de índios.
Algo precisava ser feito...
Devido aos estigmas observados na comunidade escolar e baixa auto-estima, consequentemente distorção de identidade, afinal foi analisado que os alunos dessa escola, eram descendentes de índios.
Algo precisava ser feito...
"Enquanto a cor da pele
for mais importante que o brilho
dos olhos, sempre irá existir
guerra."
Bob Marley
O que fazer?
estabelecer dialogicidade entre os diversos saberes
Como fazer acontecer?
Promover a arte como mediadora do multiculturalismo presente na identidade brasileira, orientada pela pedagogia da autonomia, da emoção do fazer consciente.
O que fazer?
estabelecer dialogicidade entre os diversos saberes
Como fazer acontecer?
Promover a arte como mediadora do multiculturalismo presente na identidade brasileira, orientada pela pedagogia da autonomia, da emoção do fazer consciente.
Conquistas externas...
- Centro de referência a cultura afro-indigena (ong polo cultural educação e arte)
- Prêmio Paulo Freire de Qualidade de Ensino Municipal
- Prêmio Construindo a nação/Instituto de cidadania
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