sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Módulo II: Educação Comunitária, saúde e cidadania na escola

Disciplina: Educação comunitária e para a cidadania
Vídeo-aula 26: Uh- Batuk - Erê: Uma ação de comunidade
Semana:7



 Prof. Edson Azevedo (Rede Muunicipal de São Paulo)

O Grupo de percussão Uh-Batuk-Erê, formado por estudantes de EMEF Profª Esmeralda Salles Pereira Ramos situada na região norte de São Paulo, precisamente me Jaçana/Tremembé, é um exemplo de como o trabalho de articulação entre escola e comunidade pode gerar frutos e contribuir para a construção da cidadania ativa.



Por que começou?

Devido aos estigmas observados na comunidade escolar e baixa auto-estima, consequentemente  distorção de identidade, afinal foi analisado que os alunos dessa escola, eram descendentes de índios.

Algo precisava ser feito...
  
"Enquanto a cor da pele
for mais importante que o brilho 
dos olhos, sempre irá existir
guerra."
                                                                      Bob Marley


O que fazer?

estabelecer dialogicidade entre os diversos saberes

Como fazer acontecer?

Promover a arte como mediadora do multiculturalismo presente na identidade brasileira, orientada pela pedagogia da autonomia, da emoção do fazer consciente.




Conquistas externas...
  • Centro de referência a cultura afro-indigena (ong polo cultural educação e arte)
Menções:
  • Prêmio Paulo Freire de Qualidade de Ensino Municipal
  • Prêmio Construindo a nação/Instituto de cidadania
Ganho: Diminuição do preconceito

Nenhum comentário:

Postar um comentário