quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Módulo II: Educação Comunitária, saúde e cidadania na escola

Disciplina: Educação Comunitária e para a cidadania
Vídeo-aula 22: Lazer, juventude e esportes
Semana: 6

Prof. Ricardo Uvinha

Abordou-se a íntima relação entre lazer, juventude e esportes, trazendo à tona práticas desenvolvidas em grupos característicos no contexto cultural como os jovens praticantes de esportes radicais. Debateu-se ainda os distintos conceitos de juventude e a inserção de jovens em espaços simbólicos oriundos das práticas de lazer em que se ressaltam as relações estabelecidas entre membros de um grupo no manejo de códigos e símbolos comuns.
 
 
 Um estudo da China, mostrou que os jovens, gastam seus tempos livres, com a mídia de massa (televisão).










O esporte pode ser considerado o expectador e  o praticante



Lazer do jovem:

  • Sujeito ao "lazer-mercadoria".
  • Deviant Leisure
  • Esporte
  • Papel dos grupos ("tribos")
Uvinha, R.R. Juventude, Lazer e esportes radicais. São Paulo: Manole, 2001
 
Cultura e identidade do grupo:
  • Espaço Físico;
  • Grupos/Tribos/Gênero;
  • Rixas;
  • Linguagem;
  • Vestimenta;
  • Música;
Uvinha (2001), cita que as vestimentas, as gírias dentre outros aspectos demonstra o grupo qual o jovem pertence, contudo a indústria cultural aproveita e mostra na mídia comerciais que ligam algum produto relacionado aos esportes e grupos.

Ao final da aula Uvinha, mostra que uma revista com grande circulaçao "Nova Escola", em uma de suas reportagens, os esportes radicais inclusos no curriculo de uma  escola.






As páticas de esportes persistem por toda a vida, crianças e idosos. Estudam mostram que idosos que praticam esportes, possuem espríto jovem.
Ao fim as atividades de esporte, reúnem toda a família!

Meu irmão (Alexandre), minha cunhada (Raquel) Eu (Ana Carolina) e minha mãe (Ivany). Uma parte da familia reunida para a caminhada de Santo Amaro em São Paulo, todos os anos nos reunimos para realizar essa caminhada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário