segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Módulo II: Educação Comunitária, saúde e cidadania na escola

Disciplina: Educação Comunitária e para a cidadania
Vídeo-aula 14: A Cartografia e a representação dos lugares
Semana: 4

 Universo educativo: É o formado por um conjunto de instituições e meios educativos intencionais e com objetivos definidos que não fazem parte do sistema de educação formal. É a educação não formal. O papel da escola: a escola proporciona novas formas de interações, quando a criança estabelece com seus pares, com os adultos ou vivencia outras situações. As atividades de aprendizagem estimulam comparações das ações vivenciadas, relações entre as hipóteses conceituais e organiza-se os pensamentos mais complexos.

Profª Sônia Castellar


LEITURAS DE MAPAS:

  • Para ler um texto: Aprendemos a ler criticamente e podemos até desvendá-lo ideologicamente, suas inteções e opções teórico-metodológicas.

  • Para ler um mapa isso não ocorre, copiamos ou produzimos sob um conjunto rígido de técnicas, não aprendemos a lê-lo criticamente.

SISTEMA DE VALORES:

  •  O mapa reproduz um sistema de valores sociais que são culturais e históricos
  • Mapas como construções culturais de discursos sobre o território; é possível ler a sociedade pelos seus mapas;




Existem vários tipos de mapas, este é um deles, mostrando o indice de violência no Brasil.


































Este outro já mostra o índice de gravidez na adolescência.




































  • Fazer da cidade um objeto de educação
  • Estabelecer relação entre saber formal e informal
  • Compreender  a cidade a partir de mapas
EDUCAÇÃO E A CIDADE:

  • A cidade como em torno de educação (aprender na cidade)
  • Como fonte educativa (aprender na cidade)
  • Como objeto ou conteúdo (aprender a cidade)



Nenhum comentário:

Postar um comentário