domingo, 18 de dezembro de 2011

Módulo II: Educação Comunitária, saúde e cidadania na escola

Disciplina: Saúde na escola
Vídeo-aula 27: Stress e ansiedade na infância e adolescência
Semana: 7

Prof. Paula Fernandes



Atualmente, uma avalanche de informações entra em nossa vida diariamente: novidades, avanços tecnológicos e desenvolvimento do conhecimento humano, etc. Além de todo o lado positivo, a modernidade traz também mais pressão, cobranças e competitividade. Por esta razão, é fundamental que a escola saiba como lidar com crianças e adolescentes nesta situação, oferecendo estratégias mais adequadas de melhora, combinando afeto, entendimento e bom senso.



 Considerações Iniciais: 

- Muitos estímulos de todos os cantos do planeta entrando em nossas casas em nossas vidas.
  • Como orientar nossos alunos, principalmente  as crianças e os adolescentes, para que tirem o melhor de suas capacidades e sejam felizes?
  • Como ajudá-los não se tornarem  crianças e adolescentes ou adultos ansiosos e estressados?
  • Qual o papel da escola nesta área?




O que é stress na infância e adolescência - Programa Hoje em Dia:




Programa exibido dia 28/03/2011












STRESS E ANSIEDADE:

  • Reação do organismo diante de situações difíceis ou excitantes qualquer pessoa;
  • Em período de stress e ansiedade: equilíbrio da pessoa é afetado cada orgão passa a trabalhar em ritmo diferentes dos demais, dependendo da duração dos sintomas e da interpretação dos estímulos, quebra de equilíbrio interior e enfraquecimentodo organismo, sintomas e doenças.
SINTOMAS DA ANSIEDADE:
  • Caractesísticas biológicas e psicológicas;
  • Sensação de vazio no estomâgo;
  • Taquicardia;
  • sudorese;
  • medo intenso;
  • aperto no peito;
  • Rubor;calafrios;
  • confusão;nó da garganta;

SINTOMAS DE STRESS INFANTIL:


  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Desejo de agradar;
  • Medo do fracasso;
  • Preocupação com mudanças físicas;
  • Dúvidas quanto à sua capacidade;
  • Interpretações amedrontadas;
  • Brigas ou separação dos pais;
  • Troca de escola ou de professor;
  • Doenças dos pais;
STRESS INFANTIL - QUANDO NÃO TRATADO:


  • Asma;
  • Úlceras, alergias;
  • Disturbios demartológicos;
  • Diarréia;
  • Tiques nervosos;
  • Dores abdominais;
  • Resistência reduzida;
  • Hipertensão arterial, obesidade e bronquite;

PAPEL DO PROFESSOR:


  • Conhecer seus alunos;
  • Conversar com os alunos;
  • Motivar os alunos a fazer perguntas;
  • Escutar os alunos, sem críticas ou julgamentos;
  • Promover autoconfiança  nos alunos;
  • Respeitar o ritmo de cada aluno;
  • Promover atividades em grupo;
  • Promover atividades calmas;



Considerações finais:


Encaminhar para um especialista quando necessário. Sempre incentivar a criança a participar de atividade lúdicas, que te levem ao prazer de aprender brincando.

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