Vídeo-aula 27: Stress e ansiedade na infância e adolescência
Semana: 7
Prof. Paula Fernandes
Atualmente, uma avalanche de informações entra em nossa vida diariamente: novidades, avanços tecnológicos e desenvolvimento do conhecimento humano, etc. Além de todo o lado positivo, a modernidade traz também mais pressão, cobranças e competitividade. Por esta razão, é fundamental que a escola saiba como lidar com crianças e adolescentes nesta situação, oferecendo estratégias mais adequadas de melhora, combinando afeto, entendimento e bom senso.
Considerações Iniciais:
- Muitos estímulos de todos os cantos do planeta entrando em nossas casas em nossas vidas.
- Como orientar nossos alunos, principalmente as crianças e os adolescentes, para que tirem o melhor de suas capacidades e sejam felizes?
- Como ajudá-los não se tornarem crianças e adolescentes ou adultos ansiosos e estressados?
- Qual o papel da escola nesta área?
O que é stress na infância e adolescência - Programa Hoje em Dia:
Programa exibido dia 28/03/2011
STRESS E ANSIEDADE:
- Reação do organismo diante de situações difíceis ou excitantes qualquer pessoa;
- Em período de stress e ansiedade: equilíbrio da pessoa é afetado cada orgão passa a trabalhar em ritmo diferentes dos demais, dependendo da duração dos sintomas e da interpretação dos estímulos, quebra de equilíbrio interior e enfraquecimentodo organismo, sintomas e doenças.
- Caractesísticas biológicas e psicológicas;
- Sensação de vazio no estomâgo;
- Taquicardia;
- sudorese;
- medo intenso;
- aperto no peito;
- Rubor;calafrios;
- confusão;nó da garganta;
SINTOMAS DE STRESS INFANTIL:
- Ansiedade;
- Depressão;
- Desejo de agradar;
- Medo do fracasso;
- Preocupação com mudanças físicas;
- Dúvidas quanto à sua capacidade;
- Interpretações amedrontadas;
- Brigas ou separação dos pais;
- Troca de escola ou de professor;
- Doenças dos pais;
- Asma;
- Úlceras, alergias;
- Disturbios demartológicos;
- Diarréia;
- Tiques nervosos;
- Dores abdominais;
- Resistência reduzida;
- Hipertensão arterial, obesidade e bronquite;
PAPEL DO PROFESSOR:
- Conhecer seus alunos;
- Conversar com os alunos;
- Motivar os alunos a fazer perguntas;
- Escutar os alunos, sem críticas ou julgamentos;
- Promover autoconfiança nos alunos;
- Respeitar o ritmo de cada aluno;
- Promover atividades em grupo;
- Promover atividades calmas;
Considerações finais:
Encaminhar para um especialista quando necessário. Sempre incentivar a criança a participar de atividade lúdicas, que te levem ao prazer de aprender brincando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário