terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Módulo II: Educação Comunitária, saúde e cidadania na escola

Disciplina: Educação Comunitária e para a cidadania
Vídeo-aula 18: A valorização da culltura corporal da comunidade no currículo escolar
Semana: 5


Prof. Marcos Neira


Entender que as práticas corporais acontecem originariamente em espaços distintos daqueles concebidos na escola, procurar identificá-las no contexto comunitário e trazê-las de forma legítima para o currículo é o eixo principal desta aula. As práticas corporais denotam, para além do mero caráter físico e espacial, também as relações sociais que são tecidas na vivência dos grupos que lhes deram origem, gerando experiências carregadas de significado. Atenta aos acontecimentos ligados à cultura corporal e manifestados na sociedade, a escola pode se aproximar dessas práticas sociais e concebê-las de forma crítica no currículo, refletindo de forma mais ampla sobre a cultura, seus mecanismos de legitimação e predomínio nos meios de comunicação de massa.


O QUE É CULTURA CORPORAL?

Toda Produção simbolica que envolve as práticas sociais

  • Saber jogar dama
  • Saber o que é jogo de dama
CADA GRUPO SOCIAL REALIZA A PRÁTICA CORPORAL CONFORME SUA CULTURA:



Tai Chi Chuan














Capoeira












Trazer essas questões para o currículo: Dança, Jogos, Lutas dentre outros.


PRINCIPIOS CURRICULARES:
  • Enraizar as identidades
  • Justiça Curricular
  • Evitar o daltonismo cultural
Daltonismo Cultural:
"Só vai dançar quem sabe"  Só vai jogar quem gosta"
Contudo todos tem o direito de aprender, outras culturas.
 
 
Devemos respeitar as diferenças!



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