Vídeo-aula 18: A valorização da culltura corporal da comunidade no currículo escolar
Semana: 5
Prof. Marcos Neira
Entender que as práticas corporais acontecem originariamente em espaços distintos daqueles concebidos na escola, procurar identificá-las no contexto comunitário e trazê-las de forma legítima para o currículo é o eixo principal desta aula. As práticas corporais denotam, para além do mero caráter físico e espacial, também as relações sociais que são tecidas na vivência dos grupos que lhes deram origem, gerando experiências carregadas de significado. Atenta aos acontecimentos ligados à cultura corporal e manifestados na sociedade, a escola pode se aproximar dessas práticas sociais e concebê-las de forma crítica no currículo, refletindo de forma mais ampla sobre a cultura, seus mecanismos de legitimação e predomínio nos meios de comunicação de massa.
O QUE É CULTURA CORPORAL?
Toda Produção simbolica que envolve as práticas sociais
- Saber jogar dama
- Saber o que é jogo de dama
Tai Chi Chuan
Capoeira
Trazer essas questões para o currículo: Dança, Jogos, Lutas dentre outros.
PRINCIPIOS CURRICULARES:
- Enraizar as identidades
- Justiça Curricular
- Evitar o daltonismo cultural
"Só vai dançar quem sabe" Só vai jogar quem gosta"
Contudo todos tem o direito de aprender, outras culturas.
Devemos respeitar as diferenças!
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