DISCIPLINA: Temas transversais e a estratégia de projetos
Semana 1: Vídeo-aula 2: Os caminhos da interdisciplinariedade
Os caminhos da interdisciplinariedade:
} Base do pensamento simplificador (Edgar Morin)
} O autor estudo as bases no pensamento cientifico moderno
} Morin sintetiza as bases do pensamento científico contemporâneo em três princípios: a disjunção, a redução e a abstração.
} Disjunção: Separação entre os diversos tipos de conhecimento, criando assim as disciplinas.
} Redução: Estabelece a simplificação do conteúdo do ponto mais complexo ao mais simples, tomando a parte pelo todo.
} Um exemplo de redução é quando o educador diz que o aluno age de determinada forma porque seus pais estão separados. Como não existissem alunos que estão nas mesmas condições e não mudaram seus padrões de comportamento.
} Abstração: Gerou a matematização e a formalização da ciência.
} Essa terceira característica facilita o aprendizado, possibilitando que se experiencie uma realidade sem vivê-la, ou seja novas tecnologias permitem a virtualização do real.
Movimentos de Superação da Disciplinarização: Séc : XX:
} Transdiciplinariedade: Refere-se a temáticas que ultrapassam a própria articulação entre as disciplinas.
} Multidisclinariedade: Ocorre quando um determinado fenômeno a ser analisado solicita o aporte de várias disciplinas para explicá-lo.
} Interdisciplinariedade: É um fenômeno comum a duas ou mais disciplinas ou campos de conhecimento mas em seu estudos, os participantes estabelecem diálogo entre si.
} Conclusão: Os profissionais da educação como biológos, filosófos, pedagogos, dentre outros não dialogam entre si, com isso dificulta o trabalho com projeto, afinal as disciplinas necessitam dialogar para o projeto ser bem sucedido.
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