sábado, 8 de outubro de 2011

MÓDULO I: Interdisciplinaridade, Transversalidade e construção de valores

DISCIPLINA: Temas transversais e a estratégia de projetos
Semana 1: Vídeo-aula 2: Os caminhos da interdisciplinariedade

Os caminhos da interdisciplinariedade:



}  Base do pensamento simplificador (Edgar Morin)
}  O autor estudo as bases no pensamento cientifico moderno
}  Morin sintetiza as bases do pensamento científico contemporâneo em três princípios: a disjunção, a redução e a abstração.
}  Disjunção: Separação entre os diversos tipos de conhecimento, criando assim as disciplinas.
}  Redução: Estabelece a simplificação do conteúdo do ponto mais complexo ao mais simples, tomando a parte pelo todo.

}  Um exemplo de redução é quando o educador diz que o aluno age de determinada forma porque seus pais estão separados. Como não existissem alunos que estão nas mesmas condições e não mudaram seus padrões de comportamento.
}  Abstração: Gerou a matematização e a formalização da ciência.
}  Essa terceira característica facilita o aprendizado, possibilitando que se experiencie uma realidade sem vivê-la, ou seja novas tecnologias permitem a virtualização do real.
Movimentos de Superação da Disciplinarização: Séc : XX:
}  Transdiciplinariedade:  Refere-se a temáticas que ultrapassam a própria articulação entre as disciplinas.
}  Multidisclinariedade: Ocorre quando um determinado fenômeno a ser analisado solicita o aporte de várias disciplinas para explicá-lo.
}  Interdisciplinariedade: É um fenômeno comum a duas ou mais disciplinas ou campos de conhecimento mas em seu estudos, os participantes estabelecem  diálogo entre si.
}  Conclusão: Os profissionais da educação como biológos, filosófos, pedagogos, dentre outros não dialogam entre si, com isso dificulta o trabalho com projeto, afinal as disciplinas necessitam dialogar para o projeto ser bem sucedido.

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