quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Módulo I: Interdisciplinaridade, Transversalidade e Construção de Valores

Disciplina: Educação e Cosntrução de Valores
Vídeo-aula 12 - Perspectivas atuais da educação em valores
Semana 3

O Prof. Ulisses Araújo explicita que todos do entorno da escola (comunidade local) participem da construção da Educação em Valores, ou seja, articulação entre escola e comunidade, contudo ressalta que não adianta abrir as escolas para a comunidade nos fins de semana, afinal o trabalho deve ser voltado para a Educação em Valores.

Articulação entre escola e Comunidade:

  • Gestão por meio de um fórum -  O fórum tem como papel  essencial articular os diversos segmentos da comunidade escolar e não-escolar, que se disponham a atuar no desenvolvimento de ações mobilizadoras entorno das temáticas de ética, democracia e cidadania no convívio escolar, focando de forma específica quatro eixos de atuação: Ética, Convivência Democrática, Direitos Humanos e Inclusão Social.
  • Para fora da escola - Alunos sairem para pesquisar situações ou conflitos sociais que ocorrem em sua comunidade local
  • Para "dentro" da escola - Os alunos trazerem o que o ocorre fora da escola para dentro da escola (as diferentes se dialogam para um único assuntos relacionando a ética e valores.
O protagonismo dos estudantes - O aluno não mais ficar somente sentado nos bancos escolares, ele tem papel ativo na escola, pesquisa, dialoga.


                                          Alunos sentados nas carteiras escolares.




                                            
                                                      
                             Alunos realizando pesquisa fora da escola (sujeito ativo do processo)
 


Situação Chave: Tirar os alunos das carteiras

Criar situações que os alunos discutam informações sociais através de rádios comunitárias, jornal mural (temáticas de ética e cidadania), Teatro ( com fundamento Moral) e Gincana de Limpeza.









 




Nenhum comentário:

Postar um comentário