quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Módulo I: Interdisciplinaridade, Transversalidade e Construção de Valores


Disciplina: Educação e Construção de Valores
Vídeo-aula: 11 – Perspectivas atuais das pesquisas em psicologia moral
Semana 3

    A Profª Viviane Pinheiro inicia a aula, explicitando sobre as atuais pesquisas em Psicologia Moral e enfatiza a tese de doutorado de Ulisses de Araújo como ponto principal de suas falas.
   Contudo segundo a fala de Viviane a moralidade faz parte da nossa personalidade.
   

Valores:
“Referem-se a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior. Surgem da projeção de sentimentos positivos sobre objetos, e/ou pessoas, e/ou relações, e/ou sobre si mesmos. (ARAÚJO, U. A. A construção social e psicológica dos valores. In: Educação e Valores: Pontos e contrapontos. São Paulo: Ed: Summus, 2007)

Sujeitos têm papel ativo na construção de valores
Valores podem ser morais ou não
A moralidade não se guia apenas pelo princípio da justiça
Valores vão se constituindo como centrais e/ou periféricos no sistema moral do sujeito



Exemplo1: Responsabilidade X Amizade. Recusa da ajuda de um amigo. O valor de responsabilidade se mostrou central e o de amizade periférico.
Exemplo 2: O valor de amizade é central e o de responsabilidade é periférico. O amigo se sente feliz em ajudar o outro amigo.
Exemplo 3: O sujeito tem amizade e generosidade como valores centrais e a responsabilidade atua como valor periférico.


Implicação dessas descobertas para a Educação em Valores:


Papel Ativo do sujeito na construção de valores


Educação moral reflexiva e metodologia ativa de aprendizagem


Os valores podem ou não ser morais


A moralidade não se guia pelo princípio da justiça


Trabalhar com diversos valores não apenas com regras e deveres que devem ser cumpridos pelos alunos e alunas.


Construção e Elaboração dos valores omo centrais e periféricos e a importância das situações (conteúdos do meio)


Elaborar sequências didáticas e projetos voltados para a construção de valores pelos alunos e alunas em diversas situações.


Regulação por sentimentos e pela integração de valores


Dentro das diversas modalidades didáticas incluir a explicitação dos sentimentos e dos valores para a compreensão da regulação exercida por eles.




Um vídeo para a nossa reflexão sobre valores:








 Cabe aqui ainda dizer que educação moral não é somente regras regidas por adultos e professores, estes têm o papel de discutir educação em valores com as crianças, pois dialogar e explicitar as situações com os discentes é a melhor forma de aprendizado, já dizia o nosso ilustríssimo Paulo Freire: 

O diálago é o encontro dos homens para ser mais, não pode fazer-se na desesperança.”
                                                                                              Paulo Freire




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