Disciplina: Educação e Construção de Valores
Vídeo-aula: 11 – Perspectivas atuais das pesquisas em psicologia moral
Semana 3
A Profª Viviane Pinheiro inicia a aula, explicitando sobre as atuais pesquisas em Psicologia Moral e enfatiza a tese de doutorado de Ulisses de Araújo como ponto principal de suas falas.
Contudo segundo a fala de Viviane a moralidade faz parte da nossa personalidade.
Valores:
“Referem-se a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior. Surgem da projeção de sentimentos positivos sobre objetos, e/ou pessoas, e/ou relações, e/ou sobre si mesmos. (ARAÚJO, U. A. A construção social e psicológica dos valores. In: Educação e Valores: Pontos e contrapontos. São Paulo: Ed: Summus, 2007)
Sujeitos têm papel ativo na construção de valores
Valores podem ser morais ou não
A moralidade não se guia apenas pelo princípio da justiça
Valores vão se constituindo como centrais e/ou periféricos no sistema moral do sujeito
Exemplo1: Responsabilidade X Amizade. Recusa da ajuda de um amigo. O valor de responsabilidade se mostrou central e o de amizade periférico.
Exemplo 2: O valor de amizade é central e o de responsabilidade é periférico. O amigo se sente feliz em ajudar o outro amigo.
Exemplo 3: O sujeito tem amizade e generosidade como valores centrais e a responsabilidade atua como valor periférico.
Papel Ativo do sujeito na construção de valores
Educação moral reflexiva e metodologia ativa de aprendizagem
Os valores podem ou não ser morais
A moralidade não se guia pelo princípio da justiça
Trabalhar com diversos valores não apenas com regras e deveres que devem ser cumpridos pelos alunos e alunas.
Construção e Elaboração dos valores omo centrais e periféricos e a importância das situações (conteúdos do meio)
Elaborar sequências didáticas e projetos voltados para a construção de valores pelos alunos e alunas em diversas situações.
Regulação por sentimentos e pela integração de valores
Dentro das diversas modalidades didáticas incluir a explicitação dos sentimentos e dos valores para a compreensão da regulação exercida por eles.
Um vídeo para a nossa reflexão sobre valores:
Cabe aqui ainda dizer que educação moral não é somente regras regidas por adultos e professores, estes têm o papel de discutir educação em valores com as crianças, pois dialogar e explicitar as situações com os discentes é a melhor forma de aprendizado, já dizia o nosso ilustríssimo Paulo Freire:
Paulo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário