Vídeo-aula 23: Assembléias escolares e democracia escolar
Semana: 6
Neste vídeo, produzido pelo MEC e pela TVE, apresenta-se a proposta das assembléias escolares, como o momento institucional da palavra e do diálogo. Sua implementação solicita a transformação das relações interpessoais, ao mesmo tempo que intervêm na construção psicológica e moral de seus agentes. Com as assembléias atinge-se a finalidade de promover a participação das pessoas nos espaços de decisão e de democratizar a convivência coletiva e as relações interpessoais.
Assembleia é o espaço do diálogo para encontrar soluções para os conflitos na escola, concretizando uma escola democrática e participativa.
O vídeo mostra como as assembléias escolares funcionam em uma Escola Comunitária de Campinas:
Espaço de Diálogo
Resolução de Conflitos Diários
Combinados nas críticas: Falar sobre FATOS não PESSOAS
Roda de Conversa, sem carteiras ou mesas para atrapalhar

Na assembléia é combinado também colocar além das críticas as felicitações, com isso um dia é escolhido para ler ambos.
Esses argumentos de críticas e felicitações são feitos na sala de aula com a turma do educando, posteriormente em uma data marcada as turmas se reúnem para expor críticas e alguns já dão as sugestões para a melhoria do problema.
Contudo, não esta mais somente nas mãos do professor, os alunos críticam e alcançam soluções.
Um dos artigos Prof. Ulisses Araújo expõe seus argumentos sobre as Assembléias Escolares:
Existem também as assembléias com os professores, pois dessa forma eles se sentem na pele do aluno.
Intuito das Assembléias:
Diálogo
Democratização escolar (Os alunos passam a ter um papel ativo na escola)
"Acreditar na participação como um valor"
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