Vídeo-aula 19: Podem a ética e a cidadania ser ensinadas?
Semana 5
Muitas vezes, acreditamos ser a preocupação com a formação ética mais uma das novas atribuições da escola, em função de sua crescente presença na contemporaneidade. No entano, esse tipo de preocupação remonta pelo menos ao início da tradição do pensamento ocidental. A possibilidade e os desafios da formação ética foram tema recorrente dos diálogos e escritos de filósofos, escritores e poetas da Grécia Clássica. Destacamos alguns trechos desses diálogos, cuja leitura pode ainda guardar interesse para nós hoje.
Prof. José Sérgio Carvalho (Filosofia da Educação – USP)
Formação ética é papel da escola?
Aristóteles trouxe várias contribuições sobre o assunto abordado:
“Os homens tornam-se bons e virtuosos devido a três fatores, e estes são, a natureza, o hábito e a razão. Ora, a razão e a inteligência são os fins da nossa natureza. Por isso é necessário preparar-lhes a formação e o cultivo dos hábitos. Já se disse que a natureza devem ser os futuros cidadãos [...] o resto é obra da educação.
Realmente toda arte e educação esforçam-se por completar o que falta à natureza. Ninguém porá em dúvida que ao legislador incumbe, sobretudo o cuidado à educação. Pois o costume adequado a cada constituição sói defendê-lo e, no começo fundá-lo também… E sempre o costume melhor é a causa de melhor constituição. É claro, então que compete às leisregularem a educação e torná-la pública.”
A Ética não é uma disciplina, por isso não é necessário estar no curriculo escolar e sim nas práticas sociais. E importante que o professor mostre aos seus alunos o valor da solidariedade, através de suas práticas diárias.
Mário Sérgio Cortella em entrevista com Jô Soares, explicando o que é Ética:
Nenhum comentário:
Postar um comentário