Vídeo-aula 24: Diversidade/Pluralidade Cultural na escola
Semana 6
Na aula “Diversidade/Pluralidade Cultural na Escola” busca-se expor como o tema da diversidade cultural/étnica toma novos contornos a partir do final da década de 1990, com a publicação de parâmetros e diretrizes educacionais, além novas leis e definições sobre o tema. Para levantar questões sobre o complexo e urgente desafio de se lidar com as diferenças, que se multiplicam e deslocam no contexto escolar, analisam-se as seguintes categorias: O outro como fonte de todo mal; O outro como sujeito pleno de uma marca cultural e O outro como alguém a tolerar. Profª Daniele Kowalewski
Educação e construção de valores:
- Maior acesso e diversidade;
- As dificuldades de se lidar com a diferença / diversidade / pluralidade/ multiculturalismo;
- A Igualdade e a Diferença.
Algumas categorias para pensarmos:
Segundo Silvia Duschatzky e Carlos Skliar em “O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação”:
- O outro como fonte de todo mal;
- O outro como sujeito pleno de uma marca cultural;
- O outro como alguém a tolerar.
Charge de Tonucci
2010 Um marco:
"Estatuto da Igualdade Racial"
Algumas experiências e questões:
Oficinas com professores e trabalhos em sala de aula: trocas constantes;
Questões mais polêmicas e cotas raciais
O que fazer na escola quanto a temática da pluralidade?
Será que nós educadores conseguimos lidar com todas as diferenças?
É possível ensinar sobre o outro sem torná-lo exótico?
Afinal como é possível educar na diferença
A Profª Daniele Kowalewski termina mais com dúvidas do que com proposições, pois diz que este é um tema em transição e que devemos pensar nas diferenças entre a universalidade dos direitos para todos e nas suas particularidades para que as escolas sejam mais justas.
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