sábado, 8 de outubro de 2011

Modulo I: : Interdisciplinaridade, Transversalidade e construção de valores

DISCIPLINA: Educação e Construção de Valores
Sermana 2 – Video-aula 7- Educação e Ética

  Ética na escola: Coletivo institucional entre alunos, professores  e funcionários em geral.
  Primeira socialização da criança: A família
  Porém, antes de atingir a socialização plena com a cidadania, ela (a criança) passa pela escola, ambiente no qual aprenderá seus primeiros passos para a vida social.
  No período escolar os educadores convivem com o conflito de liberdade x autoridade.
  As regras são exteriores para as crianças
  Educação rumo à autonomia do educando
  O aluno aprende por meio de práticas reais, exemplos.




Ética na Grécia antiga:

  Ética e política campos quase complementares.
  Platão e Aristóteles: escreveram temas tendo o sujeito homem livre.
  Os gregos utilizavam ethos para falar de ética e os romanos utilizavam mores para falar de moral. Significado de ambos: Costume
  O que há em comum entre as duas conceituações de ética e moral é a relação com o outro (nosso aluno, nosso colega, aquele que não somos nós)
  A ética é sempre construída como um hábito, partindo de exemplos e ações.
  Determinação da ação correta: ética normativa:
  Que devemos fazer?
  Qual a melhor forma de viver bem?
  Ética aplicada: resolução conflitos práticos mediante princípios ética normativa.
  Daí a importância do professor, juntamente com os alunos, expor claramente o "contrato pedagógico" ou os chamados "combinados". Onde o aluno é participe na construção das normas, das regras.
   
  No convívio escolar devemos evitar as atitudes intolerantes que demonstram a dificuldade de conviver com o diferente, caracterizados por: 
  - Juízos cristalizados; generalizações falsas
  - Ideologias e falsificação da realidade
  Por conseguinte, a importância da educação como instância privilegiada para se evitar/corrigir práticas de intolerância.
  As atitudes tolerantes partem da confiança na racionalidade, na razoabilidade e no direito do outro: respeito e solidariedade.



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