DISCIPLINA: Educação e Construção de Valores
Sermana 2 – Video-aula 7- Educação e Ética
— Ética na escola: Coletivo institucional entre alunos, professores e funcionários em geral.
— Primeira socialização da criança: A família
— Porém, antes de atingir a socialização plena com a cidadania, ela (a criança) passa pela escola, ambiente no qual aprenderá seus primeiros passos para a vida social.
— No período escolar os educadores convivem com o conflito de liberdade x autoridade.
— As regras são exteriores para as crianças
— Educação rumo à autonomia do educando
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O aluno aprende por meio de práticas reais, exemplos.
Ética na Grécia antiga:
— Ética e política campos quase complementares.
— Platão e Aristóteles: escreveram temas tendo o sujeito homem livre.
— Os gregos utilizavam ethos para falar de ética e os romanos utilizavam mores para falar de moral. Significado de ambos: Costume
— O que há em comum entre as duas conceituações de ética e moral é a relação com o outro (nosso aluno, nosso colega, aquele que não somos nós)
— A ética é sempre construída como um hábito, partindo de exemplos e ações.
— Determinação da ação correta: ética normativa:
— Que devemos fazer?
— Qual a melhor forma de viver bem?
— Ética aplicada: resolução conflitos práticos mediante princípios ética normativa.
— Daí a importância do professor, juntamente com os alunos, expor claramente o "contrato pedagógico" ou os chamados "combinados". Onde o aluno é participe na construção das normas, das regras.
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— No convívio escolar devemos evitar as atitudes intolerantes que demonstram a dificuldade de conviver com o diferente, caracterizados por:
— - Juízos cristalizados; generalizações falsas
— - Ideologias e falsificação da realidade
— Por conseguinte, a importância da educação como instância privilegiada para se evitar/corrigir práticas de intolerância.
— As atitudes tolerantes partem da confiança na racionalidade, na razoabilidade e no direito do outro: respeito e solidariedade.
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