Vídeo-aula 22: Práticas de projetos e transversalidade em sala de aula: questões de gênero no cotidiano escolar
Semana 6
A complexidade das questões de gênero no cotidiano escolar são abordadas a partir de uma perspectiva sócio-histórica, analisando a responsabilidade da escola – como uma das instâncias mais significativas de socialização – na aprendizagem dos papéis sociais a serem assumidos pelas futuras gerações. Destaca-se, entre eles, os papéis de gênero como constructos definidores da subjetivação do sexo biológico a partir de modelos psicossociais de dominação simbólica presentes na sociedade.
Pedagogia de Projetos:
- Tema transversal selecionado;
- Adesão voluntária;
- Projeto Interdisciplinar
Temas transversais (Sugeridos pelo PCN):
Eixos de Disussão:
- Construcionismo social
- Socialização de gênero
- Sexo: determinação biológica;
- Sexualidade: significado atribuído à condição definida geneticamente;
- Relações de gênero: representações socialmente constituídas.
Proposta: Situações diferenciadas na escolas, como reunião de pais com a interação dos mesmo em atividades dirigidas, um projeto que contemple a realidade dos educandos.
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