domingo, 30 de outubro de 2011

Módulo I: Interdisciplinariedade, Transdisciplinariedade e construção de valores

Disciplina: Temas Transversais e a estratégia de projetos
Vídeo-aula 22: Práticas de projetos e transversalidade em sala de aula: questões de gênero no cotidiano escolar
Semana 6

A complexidade das questões de gênero no cotidiano escolar são abordadas a partir de uma perspectiva sócio-histórica, analisando a responsabilidade da escola – como uma das instâncias mais significativas de socialização – na aprendizagem dos papéis sociais a serem assumidos pelas futuras gerações. Destaca-se, entre eles, os papéis de gênero como constructos definidores da subjetivação do sexo biológico a partir de modelos psicossociais de dominação simbólica presentes na sociedade.
Pedagogia de Projetos:
- Tema transversal selecionado;
- Adesão voluntária;
- Projeto Interdisciplinar


Temas transversais (Sugeridos pelo PCN):


Eixos de Disussão:

  • Construcionismo social
  • Socialização de gênero
 
  • Sexo: determinação biológica;
  • Sexualidade: significado atribuído à condição definida geneticamente;
  • Relações de gênero: representações socialmente constituídas.

Proposta: Situações diferenciadas na escolas, como reunião de pais com a interação dos mesmo em atividades dirigidas, um projeto que contemple a realidade dos educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário