Vídeo-aula 21: Sentimentos e Afetos como tema transversal
Semana 6
Partindo do pressuposto de que os sentimentos e afetos devem ser tomados como objetos de ensino e de aprendizagem, esta vídeo-aula tem como principal objetivo apontar caminhos práticos para que, visando a formação ética das futuras gerações, a dimensão afetiva seja incorporada no cotidiano das escolas brasileiras.
Profª Valéria Arantes
Três conceitos ligados ao tema:
- Valores
- Autoestima
- Autoconhecimento
Segundo Piaget, valores são trocas afetivas que o sujeito realiza com o meio exterior. Os valores surgem da projeção de sentimentos positivos sobre objetos, pessoas e relações.
Autoestima:
Diz respeito à autoimagem que o sujeito constrói sobre si memo. É fundamental para o processo de construção da cidadania. A baixa autoestima é um grande problema entre os jovens hoje em dia. Está relacionado com a sensibilidade de se perceber de uma maneira positiva, os tipos de sentimentos que o sujeito projeta sobre si.
Auto-conhecimento:
Consciência dos próprios conhecimento e valores. Está relacionado ao conceito de autonomia. Diz respeito ao processo de auto regulação que o sujeito constrói a própria conduta e à uma dimensão da sensibilidade para perceber a si mesmo. Tomar conhecimento dos próprios sentimentos, valores, ideias para se ter uma conduta coerente com o que se acredita.
Como incorporar os sentimentos e afetos no cotidiano de nossas escolas?
Transformando os sentimentos e afetos em objetos de ensino e aprendizagem.
Atividades apresentadas:
- Desenhar uma corpo humano e estipular um sentimento para cada parte do corpo.
- Escrever sobre os sentimentos e em qual momento a criança sente cada um deles.
- Desenhar do lado esquerdo da folha uma pessoa triste e do lado direito explicar o motivo desta pessoa estar assim. Depois sugerir maneiras para que esta pessoa fique feliz.
- É preciso diagnosticar a situação e promover encaminhamentos.
"Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o universo não tem ideias."
Fernando Pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário