sábado, 8 de outubro de 2011

Modulo I: : Interdisciplinaridade, Transversalidade e construção de valores

Disciplina:  Temas transversais e a estratégia de projetos

Semana 2: Video-aula 6- Temas Transversais em Educação


¢  As diferentes formas e concepções da transversalidade
¢  Concepção 1: As disciplinas são o eixo vertebrador do currículo.
¢  A escola continua a delimitar conteúdos tradicionais, currículo organizado através das disciplinas.
¢  Atividades pontuais (conteúdos tradicionais)
¢  Convite de médicos, sociólogos, psicólogos para dar palestras na escola (fragmentação entre as diferentes disciplinas)
¢  Transversalidade deve estar incorporada nas próprias disciplinas.
¢  A transversalidade é trabalhada como currículo oculto – falta de sistematização/não é a forma ideal



 ¢  Concepção 2 : As temáticas transversais são o eixo vertebrador do currículo- as disciplinas perpassam os temas transversais.
¢  Os conteúdos tradicionais deixam de ser a “finalidade” da educação e passam a ser concebidos como “meio” para se trabalhar os temas transversais.


¢  Concepção 3: Novas metáforas para a transversalidade...
¢  Estratégias que vão além da compartimentalização disciplinar;
¢  Romper com a organização da escola
¢  Estratégias que tiram a escola de seu isolamento, conectando com o mundo externo (relevante a comunidade) – articulação entre os professores de diferentes disciplinas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário