Disciplina: Temas transversais e a estratégia de projetos
Semana 2: Video-aula 6- Temas Transversais em Educação
¢ As diferentes formas e concepções da transversalidade
¢ Concepção 1: As disciplinas são o eixo vertebrador do currículo.
¢ A escola continua a delimitar conteúdos tradicionais, currículo organizado através das disciplinas.
¢ Atividades pontuais (conteúdos tradicionais)
¢ Convite de médicos, sociólogos, psicólogos para dar palestras na escola (fragmentação entre as diferentes disciplinas)
¢ Transversalidade deve estar incorporada nas próprias disciplinas.
¢ A transversalidade é trabalhada como currículo oculto – falta de sistematização/não é a forma ideal
¢ Concepção 2 : As temáticas transversais são o eixo vertebrador do currículo- as disciplinas perpassam os temas transversais.
¢ Os conteúdos tradicionais deixam de ser a “finalidade” da educação e passam a ser concebidos como “meio” para se trabalhar os temas transversais.
¢ Concepção 3: Novas metáforas para a transversalidade...
¢ Estratégias que vão além da compartimentalização disciplinar;
¢ Romper com a organização da escola
¢ Estratégias que tiram a escola de seu isolamento, conectando com o mundo externo (relevante a comunidade) – articulação entre os professores de diferentes disciplinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário