domingo, 30 de outubro de 2011

Módulo I: Interdisciplinariedade, Transdisciplinariedade e Construção de Valores

Disciplina: Temas Transversais e a estratégia de projetos
Vídeo-aula 25: Estratégia de Projetos e a Construção da rede
Semana 7

O objetivo da aula é apresentar as etapas básicas de um projeto escolar e a construção de uma rede. Desde a escolha do tema, passando pela elaboração das perguntas e planejamento docente, a aula mostra imagens da rede de um projeto desenvolvido com crianças de 10 a 11 anos do Ensino Fundamental. Trata-se de uma possibilidade de trabalho apoiada em teorias de complexidade, interdisciplinaridade e transversalidade.
Prof. Ricardo Fernandes Pátaro.
O projeto tem início com a escolha de um tema transversal.
Vamos aqui trabalhar com um exemplo de tema, elaborado para crianças de 10 a 11 anos de idade, a partir do artigo XXVI da Declaração dos Direitos Humanos.


Algumas temáticas foram levantadas para dar início ao projeto:
  • Crianças fora da escola no Brasil
  • Educação para paz e respeito
  • Crianças que não tem escola perto da sua casa
  • Trabalho infantil e educação no Brasil
  • Dificuldades nas escolas públicas
O tema escolhido pelos alunos foi: “Trabalho infantil e educação no Brasil”.
A partir do interesse dos alunos, ocorre a elaboração de perguntas sobre a temática específica que foi escolhida.


 
Após as perguntas serem elaboradas, os professores ligam a temática aos conteúdos necessários e possíveis de todas as disciplinas, de maneira transversal.
- O projeto segue com atividades e pesquisas, buscando respostas às perguntas das crianças;
- A Rede promove registro de percurso das atividades e relação entre as disciplinas
curriculares;
- Exemplos de atividades de Matemática, Ciências e Língua Portuguesa.


Etapas de um projeto:
  • Escolha de tema amplo relacionado à formação de valores;
  • Estudos de aproximação ao tema;
  • Escolha de temática mais específica para ser estudada;
  • Elaboração de perguntas partindo do interesse dos alunos;
  • Planejamento docente das estratégias e metodologias, articulando as perguntas aos conteúdos disciplinares;
  • Busca coletiva de respostas às perguntas do projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário