Vídeo-aula 25: Estratégia de Projetos e a Construção da rede
Semana 7
O objetivo da aula é apresentar as etapas básicas de um projeto escolar e a construção de uma rede. Desde a escolha do tema, passando pela elaboração das perguntas e planejamento docente, a aula mostra imagens da rede de um projeto desenvolvido com crianças de 10 a 11 anos do Ensino Fundamental. Trata-se de uma possibilidade de trabalho apoiada em teorias de complexidade, interdisciplinaridade e transversalidade.
Prof. Ricardo Fernandes Pátaro.
O projeto tem início com a escolha de um tema transversal.
Vamos aqui trabalhar com um exemplo de tema, elaborado para crianças de 10 a 11 anos de idade, a partir do artigo XXVI da Declaração dos Direitos Humanos.
Algumas temáticas foram levantadas para dar início ao projeto:
- Crianças fora da escola no Brasil
- Educação para paz e respeito
- Crianças que não tem escola perto da sua casa
- Trabalho infantil e educação no Brasil
- Dificuldades nas escolas públicas
O tema escolhido pelos alunos foi: “Trabalho infantil e educação no Brasil”.
A partir do interesse dos alunos, ocorre a elaboração de perguntas sobre a temática específica que foi escolhida.
A partir do interesse dos alunos, ocorre a elaboração de perguntas sobre a temática específica que foi escolhida.
Após as perguntas serem elaboradas, os professores ligam a temática aos conteúdos necessários e possíveis de todas as disciplinas, de maneira transversal.
- O projeto segue com atividades e pesquisas, buscando respostas às perguntas das crianças;
- A Rede promove registro de percurso das atividades e relação entre as disciplinas
curriculares;
curriculares;
- Exemplos de atividades de Matemática, Ciências e Língua Portuguesa.
Etapas de um projeto:
- Escolha de tema amplo relacionado à formação de valores;
- Estudos de aproximação ao tema;
- Escolha de temática mais específica para ser estudada;
- Elaboração de perguntas partindo do interesse dos alunos;
- Planejamento docente das estratégias e metodologias, articulando as perguntas aos conteúdos disciplinares;
- Busca coletiva de respostas às perguntas do projeto.
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