Vídeo-aula 26: Estratégia de Projetos e Educação em Valores
Semana 7
Nesta aula, são apresentados exemplos de atividades desenvolvidas em um projeto escolar que almejava a formação ética de futuros cidadãos e cidadãs. A busca de respostas às perguntas da rede evidencia como a estratégia de projetos possibilita que as disciplinas escolares relacionem-se entre si e ao tema transversal na construção de um conhecimento multidimensional que não se justifica por si mesmo, mas tem a intenção de levar alunos e alunas a conhecer e transformar o mundo em que vivem.
Prof. Ricardo Fernandes Pátaro.
Ao se explorar o tema: “Trabalho infantil e educação no Brasil” com as crianças, vários outros conteúdos surgiram como necessidade, além dos previstos inicialmente.
1ª proposta: Atividade Renda Per Capita
- Exibição de vídeo planejada pelo professor;
- Iniciar a pesquisa sobre trabalho infantil;
- Trabalhar com os conteúdos matemáticos;
- Imprevisto a partir de dificuldades;
As crianças tiveram que ter aulas explicativas para entenderem o que eram per capita, com isso fizeram os cálculos das suas rendas familiares.
2ª Proposta: A escrita de um discurso direto. O diálogo de uma criança que trabalha com o seu patrão.
Assim, pode-se dizer que são muitos os caminhos que um projeto transversal percorre. O ponto de partida é sempre a partir dos temas transversais, mas mesmo depois de escolhidos os conteúdos para se trabalhar, outros caminhos são trilhados, pois imprevistos e problemáticas que surgem ao longo desta trajetória, vão permeando e enriquecendo o processo da busca do conhecimento.
Ao final do trabalho com o projeto, observa-se uma enorme rede de conteúdos trabalhados. A consciência crítica destes alunos é expandida e os valores, tão necessários para o desenvolvimento do educando, estão intrínsecos. Desse modo, podemos dizer que há a efetivação da construção do saber e que a estratégia de projetos pode colaborar na construção de valores na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário