quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Módulo I: Interdisciplinaridade, Transversalidade e Construção de Valores


Disciplina: Educação e Construção de Valores
Video-aula: 8 – A construção psicológica dos valores


Algumas indagações realizadas pelo professor Ulisses de Araújo:

Ø  É possível educar em valores?
Ø  Como se dão os processos de construção/ou aproximação de valores?
Ø  Quais valores devem as escolas ensinar?

A construção de Valores:

Ponto de Vista de Jean Piaget –

“Os valores referem-se a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior. Surgem da projeção de sentimentos positivos sobre objetos e/ou relações, e ou sobre si mesmo.

Definição de Valores:

Ø  Não é algo mandado por ninguém e sim construído.
Ø  É algo projetado pela pessoa: “gosta ou não gosta”, por determinado aspecto.

Valores são relativos:
Ø  Sentimentos: Gosta de si mesmo ou não gosta, ou seja, não existe um valor sobre si.

Os Valores e os sentimentos morais:
  Dependendo dos valores com os quais o sujeito construiu sua identidade, e de seu “posicionamento” central ou periférico, aparecerão os sentimentos morais.
  Sentimentos morais, como a vergonha e a culpa, exercem o papel de regular as relações intra e interpessoais e são experienciados quando o sujeito age contra os valores que são centrais em sua identidade

“POSICIONAMENTO” dos valores na identidade:
Sujeito Psicológico: Cada valor é essencial para o ser - humano
Ø  Algumas pessoas gostam de futebol outras não – Mas pode ser mudado...
Ø  Os valores podem mudados através de traumas;
Central: Essencial
Periférico: Não é essencial

*      A criança pode mudar seus valores, NÃO IMPORTA SUA FAMÍLIA.


Projeto sobre Valores:
*      Saber como trabalhar
*      Dinâmicas
*      Fazem sentido ao jovem
*      De que maneira
*      Sentimentos positivos

*   Assista ao vídeo: Formação de Valores com Telma Vinha:


Nenhum comentário:

Postar um comentário