Vídeo-aula 27: Práticas de Cidadania
Semana 7
A elaboração e desenvolvimento de projeto de atenção a comunidade, e seus pressupostos psicossociais são a base desta vídeo-aula da Profª Patrícia Junqueira Grandino.
Perspectivas Psicossocial sobre a realidade social
- Concepção construtiva e histórico-cultural compreende que a realidade social é construída historicamente
- O sujeito humano produz é determinado pela realidade social
- Aquisição de conhecimento - dar sentido ao mundo
- A perspectiva construcionista da abordagem psicossocial enfatiza as representações sociais do processo saúde, doença em diferentes grupos ou sociedades.
- São as representações que orientam as ações de todas as pessoas. É preciso compreendê-las, bem como compreender o sentido pessoal que cada um atribui as experiências, caso se objetive interferir nas ações.
- RECONHECER AS CARACTERÍSTICAS DA REALIDADE ESCOLAR (FORMAR PARCERIAS)
Contribuições da psicologia para o atendimento em promoção da saúde:
- Reconhecimento do sujeito humano ampliado pela compreensão psicológica emocional;resultado do entrecruzamento das dimensões histórico-cultural, biológica, interpessoal e intrapessoal.
- Reconhecimento das formas de produção de subjetividade que implicam em crenças e determinam posturas e modos de agir nos sujeitos
- A relação entre o saber oficial (científico, médico) e o saber popular, precisa ser mediado pela compreensão do sentido construído pelo sujeito (e seu grupo) e pelas representações que subjagem a esse saber.
Etapas para a elaboração de projetos da atenção direta:
- Reconhecimento, caracterização e contextualização de campo
- Estabelecimento de parcerias com comunidades-alvo e seus representantes
- Levantamento conjunto das demandas a serem atendidas
- Problematização das demandas e definição dos temas dos projetos
Etapas para elaboração de projetos de atenção direta:
- Objetivos
- Definição do público-alvo
- Metodologia e estratégia de intervenção
- Resultados esperados
- Cronograma
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