terça-feira, 25 de outubro de 2011

Módulo I: Interdisciplinariedade, Transdiciplinariedade e Construção de Valores

Disciplina: Temas Transversais e a Estratégia de Projetos
Vídeo-aula 13: Conhecimento em Rede
Semana 4


A ideia de rede está no cerne do pensamento transdisciplinar. Explicitar algumas das características importantes da imagem do conhecimento em rede, como o acentrismo e a metamorfose, é o objetivo principal dessa aula. Prof. Nilson Machado.
REDE: imagem do conhecimento.

Imagem  1: Encher a cabeça do aluno como se fosse um balde


Conhecimento: O balde renitente
Encher os alunos de matérias, como se fossem baldes. "Os alunos têm nível baixo"; "Não foi atingido o nível mínimo"; "O conhecimento acumulado";"O planejamento vazão"; A avaliação como medida". (Compatíveis com a idéia do balde).


A Cadeia - René Descartes


Grande encadeiamento
Do simples para o complexo
Linha Cronólogica 
Divisão de Tarefas

Mas, enfim hoje o cartesianismo acabou, nem todas as idéias de Descartes são utilizadas, mas algumas como a idéia do encadeiamento são utilizadas na educação.


Conhecimento: Redes de Significados


  •   Conhecimento em Rede é o permanente estado de atualização
  •   O conhecimento não tem um único centro e sim centros de interesses 
  •  Nós todos navegamos nas redes de conhecimento, mas cada um entra por uma porta
  • Ninguém inicia o seu conhecimento na escola, já chega com ele e somente  enriquece-o
  • Papel da escola: Apagar certas relações - não somente acrescentar como tirar
  • Transdiciplinariedade: Noções importantes além das disciplinas
  • Os ideais de descartes não é para ser jogado fora, pois na escola nos encadeamos, mas através da rede de conhecimento.
Refletindo sobre Educação com Paulo Freire e salientando que os educadores precisam dar voz aos seus alunos e não apenas encher suas cabeças de regras e matérias

"Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. Ambos, assim, se tornam sujeitos do processo em que crescem juntos e em que os argumentos de” autoridade” já não valem. E que, para ser-se, funcionalmente. Se necessita de estar sendo com as liberdades e não contra elas."

(FREIRE, P. Pedagogia do oprimido, 3ª ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1975. P.67-8, 78-9.)


 

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