Vídeo-aula 13: Conhecimento em Rede
Semana 4
A ideia de rede está no cerne do pensamento transdisciplinar. Explicitar algumas das características importantes da imagem do conhecimento em rede, como o acentrismo e a metamorfose, é o objetivo principal dessa aula. Prof. Nilson Machado.
REDE: imagem do conhecimento.
Imagem 1: Encher a cabeça do aluno como se fosse um balde
Conhecimento: O balde renitente
Encher os alunos de matérias, como se fossem baldes. "Os alunos têm nível baixo"; "Não foi atingido o nível mínimo"; "O conhecimento acumulado";"O planejamento vazão"; A avaliação como medida". (Compatíveis com a idéia do balde).
A Cadeia - René Descartes
Grande encadeiamento
Do simples para o complexo
Linha Cronólogica
Divisão de Tarefas
Mas, enfim hoje o cartesianismo acabou, nem todas as idéias de Descartes são utilizadas, mas algumas como a idéia do encadeiamento são utilizadas na educação.
Conhecimento: Redes de Significados
- Conhecimento em Rede é o permanente estado de atualização
- O conhecimento não tem um único centro e sim centros de interesses
- Nós todos navegamos nas redes de conhecimento, mas cada um entra por uma porta
- Ninguém inicia o seu conhecimento na escola, já chega com ele e somente enriquece-o
- Papel da escola: Apagar certas relações - não somente acrescentar como tirar
- Transdiciplinariedade: Noções importantes além das disciplinas
- Os ideais de descartes não é para ser jogado fora, pois na escola nos encadeamos, mas através da rede de conhecimento.
"Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. Ambos, assim, se tornam sujeitos do processo em que crescem juntos e em que os argumentos de” autoridade” já não valem. E que, para ser-se, funcionalmente. Se necessita de estar sendo com as liberdades e não contra elas."
(FREIRE, P. Pedagogia do oprimido, 3ª ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1975. P.67-8, 78-9.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário