Disciplina: Educação e Construção de Valores
Semana 1: Vídeo-aula 4- A escola e a construção de valores
SETE DIMENSÕES DIFERENTES PARA A CONSTRUÇÃO DE VALORES PARA A ESCOLA:
1. Conteúdos Escolares
A Inserção transversal e interdisciplinar de temáticas de ética, direitos humanos, inclusão social e convivência democrática.
Contudo os currículos escolares não são colocados valores e formação da cidadania de forma transversal.
2. Metodologia da Escola
Construção Coletiva do conhecimento
Diálogo em sala de aula
Papel ativo do estudante (Protagonista)
3. O Trabalho Intencional com os Valores
Um trabalho com a Declaração Universal dos Direitos Humanos
1. As Relações Interpessoais
Respeito, autoridade e admiração (Construção Democrática)
A admiração é o sentimento que promove identificação entre a pessoa respeitada e a que respeita
Diálogo
2. Auto-Estima
Cabe a escola reforçar a auto-imagem dos alunos, pois cada ser humano constrói para si uma imagem que julga representá-lo.
3. O Auto-Conhecimento
Tomar consciência dos próprios sentimentos e emoções é essencial para a construção da ética e da democracia na escola
Para agir eticamente necessita saber o seu auto-conhecimento.
4. Gestão Escolar
Cabe a gestão escolar, o coordenador e os professores não somente impor regras aos alunos, pois a escola deve ser um local democrático, onde o diálogo deve ser construído e a busca coletiva de novos e melhores caminhos para enfrentar os desafios. Os alunos e os professores devem ser unidos e não inimigos, para esse trabalho ser desenvolvido a gestão escolar necessita auxiliar nesse processo. Haja vista que ninguém precisa ter medo da outra pessoa para passar a respeitá-la, mas necessitamos admirá-la para passarmos a respeitá-la.
ADOREI!!
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluir